Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Doce de Figos Verdes

O objetivo deste blog não é exatamente o de receitas, mas, como tudo é arte, fiz doce de figos agora pro Natal e vou colocar aqui a receita, pois ficou muito bom! Esta receita foi tirada de um livro que tenho há muitos anos : "Receitas deliciosas da tia Ju".
                                               Doce de Figos verdes

Ingredientes:
3 dúzias de figo
1 quilo e 300 gramas de açúcar refinado
Sal para lavar
Preparo
Separe pequenas quantidades de figos (mais ou menos 10).Coloque cada porção de figo mais 4 colheres (sopa) dentro de saquinho de pano molhado com bastante água.Com as mãos, vá esfregando os figos de um lado para outro, até sentir que já estão bem lixados. Em seguida, coloque esse figos em uma vasilha com água limpa, para ir retirando o sal. Repita a operação com os demais figos, sempre colocando mais sal.Depois de lavar bem os figos, dê um corte na sua parte superior em forma de cruz. Coloque-os em um tacho e cubra-os com água e um pano de prato e leve ao fogo por duas horas e meia, até que fiquem bem macios.Com a ponta do garfo, verifique se já estão cozidos.Se estiverem, retire o tacho do fogo, sem, no entanto,tirar o ano que cobre os figos.Deixe esfriar e troque a água(mais ou menos de três em três horas) até o dia seguinte.Jogue a última água fora e leve ao fogo o açúcar, dois copos de água e os figos.Junte cravo
e canela se desejar, e deixe cozinhar mais.Quando os figos estiverem bem transparentes coloque-os em uma compoteira de vidro, colocando a calda por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."