Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Abaporu e o Tropicalismo


Abaporu e o Tropicalismo

Há 40 anos morria Tarsila do Amaral, pintora do modernismo brasileiro e esposa de Oswald de Andrade.

Em 1928 Tarsila pintou Abaporu (“homem que come carne humana”, em tupi). O quadro inspirou Oswald e Raul Bopp na idealização do Movimento Atropofágico, que tinha por objetivo não a imitação, mas a incorporação da cultura externa, propondo a "Devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação".

A tela pode ser interpretada como uma releitura do Pensador de Rodin (1902), transportando seu personagem para o sertão brasileiro, e deformando-o propositalmente para sugerir a valorização do trabalho braçal e a predominância do homem nativo, selvagem e antropófago. Essa "desconstrução do Pensador" pintada nas cores da bandeira do Brasil seria uma metáfora para a arte e cultura europeias; tidas como eruditas e refinadas, mas incondizentes com os paradigmas e idiossincrasias inseridas no contexto social brasileiro.

Ao assistir à montagem de uma peça de Oswald e Tarsila no Rio, Caetano redescobriu os antropófagos. Num momento de epifania, sentiu-se profundamente envolvido pela influência fragmentária aplicada pelos modernistas, que tornou-se fundamental para a conjuntura tropicalista que se formava. Para Caetano, "o tropicalismo é um neo-antropofagismo."

O Tropicalismo surge desta forma, alimentado com o substrato antropofágico que conduziu às reflexões estéticas sobre a estagnação da música produzida no Brasil que, de um lado, era refém das formas jazzísticas da Bossa Nova e, de outro, estava condenada a marginalização intelectual na Jovem Guarda.
Fonte : Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."