Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi


--

CORPUS CHRISTI -

A celebração do Corpus Christi é realizada na 5ª feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. Foi instituída pelo Papa Urbano IV que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon
que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Que é um dos 7 Sacramentos que vai desde o Batismo até a Extrema Unção e foi instituído na Última Ceia, numa 5º feira.

Ao entardecer daquele dia reuniram-se os apóstolos no aposento mais espaçoso da casa colonial de Getsêmani. Estavam lá rodeando o Mestre todos os apóstolos, acomodados em volta de uma grande mesa e deram inicio as orações, hinos e cânticos. Depois os servos serviram a frugal ceia: pão e vinho.

Era chegado o momento, na realização daquela ceia extraordinária, o Senhor dar a seus discípulos as suas derradeiras instruções. E assim disse Jesus:

“Uma vez mais vos abençoo, queridos irmãos meus, grato, portanto será, toda vez que repetirdes esta ceia em meu nome, porque eu ocuparei um lugar entre vós. Ainda que vossos olhos não me vejam, me pressentirão vossos espíritos.”

“Vós sóis meus apóstolos, meus discípulos”. Em seguida, com a voz grave, mas repleta de ternura, continuou: Meus queridos discípulos amem-me como vos tenho amado. Fazeis de minhas instruções a regra de vossas condutas e chamai-me quando tiverdes que discutir com homens de má fé.
Permaneceis unidos, quer vos separeis pela boa causa, Eu me encontrarei no meio de vós e em cada um de vós. A Fé não perecerá nunca, porém se tornará obscura pela falsa direção dada aos meus ensinamentos. Aos que sustentarem a Verdade, Eu lhes retribuirei com liberalidade meu consolo e esperança.
Conservai Vossa Fé pura de todo fingimento e não ponhais limites a vossa caridade. A força vem de Deus e Eu vos transmitirei essa força.
Ti sóis meus discípulos queridos. Prometei o perdão em nome de Deus, nosso Pai. Tudo o que perdoares, será perdoado e a graça vos acompanhará na paz e no perigo.
Não devolveis jamais, mal por mal, mas forçai a vossos inimigos que vos respeitem.
Comprovai a vossa Fé, mais com obras do que palavras e quando sentires enfraquecidos recordai minhas promessas. Essas promessas as cumprirei se fores fortes e praticares o que Eu mesmo tenho praticado, seja com atos, seja com palavras, seja com o silencio.
Permaneceis convencidos da minha Presença, ainda quando não me vejais. Reparti o pão em Meu Nome, como meu corpo ocupasse um lugar.
Nada sereis, se não recordares tudo o que vos tenho dito, porque sempre estarei entre vós, posto que serei as Vossas almas e vós a minha, carne, o meu sangue, o meu Espírito.
Nomeio-vos meus sucessores e vos abençoo. “Que a Paz seja convosco e com vossos espíritos.” Jesus Nazareno.

Assim quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo… este é o meu sangue “… fazei isto em memória de mim”. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, assim em toda Santa Missa, esse ritual é repetido mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Fonte : Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."